de Freitas, A. C. e Faria, P. (2024) A Relação Entre a Consciência Metalinguística e o Apagamento do /R/ Final de Palavras na Escrita de Crianças Baianas em Fase de Alfabetização em um Contexto de (pós)Pandemia. Revista Estudos Linguísticos e Literários, Vol. 77, 261-289.

Resumo

A Consciência Metalinguística (CM) tem papel na aquisição da escrita (BARRERA e MALUF, 2003). O apagamento do /R/ na fala é encontrado também na escrita, conforme Dutra e Pinto (2014) e Santos e Costa (2013). Investigou-se a relação entre a CM e a realização do /R/ em final de palavra na escrita de crianças em alfabetização. Participaram do estudo 58 alunos do 1º ao 3º ano de uma escola particular e de uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. Crianças de séries mais avançadas mostraram melhor desenvolvimento da escrita e menos apagamento do /R/. Contextos de ressilabificação, na oralidade, não afetaram a realização do /R/ final. Encontramos uma correlação moderada à forte entre o índice de CM obtido e o desempenho em tarefas de escrita e ditado de palavras terminadas em /R/. O contexto da pandemia pode ter influenciado o desempenho das crianças.

Palavras-chave: Aquisição da escrita; Consciência metalinguística; Apagamento do /R/; Coda;
Pandemia.